Componentes do Sistema MIRACELL
Grade

Uma grade é usada para remover objetos grossos do esgoto ántes de entrar no processo de tratamento. Vários tipos de lixo, tais como madeira, material higiênico e até animais mortos podem vir suspensos no fluxo do esgoto. A menos que sejam removidos, eles poderiam causar problemas mais tarde no processo de tratamento. O lixo que vem no esgoto é preso na grade, separado em um “balde” e, em seguida, descartado adequadamente. A grade escolhida pode ser automática ou manual de acordo com os requisitos do Sistema.
Bombas de esgoto

As bombas de transferência de esgoto estão localizadas no tanque de equalização. Há duas bombas: a principal e outra de reserva, para levantar o esgoto do tanque de equalização até o RBC. As bombas no tanque de equalização tem dois flutuadores, um ‘inferior’ e outro ‘superior’ no tanque. Quando o nível da água no tanque de equalização fica abaixo do ponto crítico, o flutuador inferior pára a bomba. Quando o nível da água sobe, o flutuador superior automaticamente liga a bomba de esgoto. Ao mesmo tempo, a bomba de reserva pode ser acionada manualmente, caso o principal tenha problemas.
Reator Biológico de Contato Miracell®

O processo de tratamento biológico ocorre na unidade RBC. O princípio de funcionamento do sistema de tratamento de águas residuais MIRACELL® baseia-se na tecnologia de Reator Biológico de contato (RBC), em que os discos, ligados a um eixo, são rodados a uma velocidade muito baixa, por meio de um motor elétrico, que está equipado com uma engrenagem de redução (motoredutor). O sistema é concebido de tal forma que 40% dos discos permanecem no efluente. Cada módulo é desenhado para tratar efluente doméstico de até 250 pessoas. A capacidade pode ser aumentada pela adição de mais módulos.
Reator Biológico de Contato Miracell®

Após o tratamento biológico, esta unidade faz a desinfecção da água tratada por cloração assim removendo os agentes patogénicos. O cloro é doseado automaticamente no sistema.
Bombas de filtração e retrolavagem

Bombas centrífugas são usadas para transferir a água tratada e desinfectada para a unidade de filtração, a qual pode ser um filtro de areia ou um filtro de carvão ativado. Estas bombas centrífugas são utilizadas também como bombas de retrolavagem dos filtros.
Tanque de Sedimentação (filtro lamelar)

Água tratada biologicamente no RBC passa para o tanque de sedimentação para assentar as partículas sólidas finas em suspensão. Separadores de lamelas são fixados no interior da unidade de sedimentação MIRACELL® para aumentar a eficiência de sedimentação.
Componentes Opcionais
Válvula Automática-Descarga de Lodo

Lodo acumulado no fundo do RBC e no tanque de sedimentação deve ser removido periodicamente. A válvula de descarga de lodo serve para remover esta lama para evitar a produção de odor e acumulação de lodo. Apenas uma válvula é utilizada para cada linha de descarga. Válvulas automáticas simplificam a operação do Sistema e asseguram contra a descarga excessiva. Geralmente, a frequência de remoção de lodo é uma vez por semana. O lodo retirado dos módulos é coletado em um reservatório dedicado para esse fim.
Filtro de Areia / Filtro de Carvão Ativado

Um filtro de areia remove os sólidos suspensos, partículas, microrganismos e outros contaminantes restantes no efluente após do tanque de sedimentação lamela. O filtro de carvão ativado é utilizado para remover o cloro e contaminação orgânica da água. Água filtrada por filtro de areia e / ou filtro de carvão ativado pode ser usada como água de irrigação—dependendo das normas ambientais em vigor.
Dosador de Polieletrólito

Coagulantes polieletrólito são usados para a separação de sólidos no tratamento de efluentes. Qualquer combinação de coagulantes catiônicos, não-iónicos e aniônicos podem ser selecionados dependendo da natureza das águas residuais. Coagulantes exibem excelente desempenho na formação de bandos rígidos, assim efetivamente reduzindo a concentração de sólidos em suspensão na água tratada. Polieletrólito é doseado no sistema periodicamente e conforme a proporção determinada.
Medidor de vazão

Os medidores de vazão são usados para determinar o fluxo de efluente. Tipos de medidor de vazão são decididas com base nos requisitos do cliente para o sistema.
Sistema de Desinfecção Ultravioleta

Unidades de desinfecção ultravioleta (UV) são utilizadas em muitos sistemas de purificação de água para controlar bactérias. Unidades de UV podem ser melhor descritas como unidades de radiação invisível. A fim de matar micro-organismos, os raios UV efetivamente atacam a célula. Energia UV penetra a membrana celular externa, destruindo-a. Este processo não usa químicos, só energia.
Tanques opcionais

Sistemas MIRACELL® geralmente são desenhadas com tanques de concreto reforçado, subterrâneos (situados embaixo do equipamento). Contudo, se o local não for adequado para escavação ou o cliente preferir tanques na superfície, tanques de PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro) podem ser utilizadas.
Filtros Prensa

Filtros Prensa podem ser utilizadas para a secagem de lodo.